sábado, 28 de setembro de 2013

UFPA libera acesso a Internet na Praça da República


Notícia excelente, que tem que ser reproduzida na íntegra:

"25/09/2013 16h15 - Atualizado em 25/09/2013 16h15
UFPA implanta internet grátis na Praça da República, em Belém
Dois rádios de Wi-Fi foram instalados em frente ao Theatro da Paz.
São suportadas 140 conexões simultâneas
Visitantes que passearem pela Praça da República, no centro de Belém, terão livre acesso à rede de internet. A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do projeto UFPA 2.0, implantou no local dois rádios de Wi-Fi, em frente ao Theatro da Paz, no prédio do Instituto de Ciências da Arte (ICA), que oferecerão acesso 24 horas por dia.
O projeto, gerenciado pela Pró-reitoria de Relações Internacionais (Prointer), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e do Projeto Fórum Landi da UFPA, tem o objetivo não só de promover a inclusão digital, por meio do acesso livre e fácil, de alunos e servidores da UFPA, mas de toda a comunidade e usuários do entorno do teatro, especificamente num raio de 100 metros do prédio do ICA.
Outro objetivo é a viabilidade de implementação de mais um projeto de Realidade Aumentada para o local, baseado em software livre, com acesso via smartphones, à informações da história dos prédios mais próximos, como é o caso do Theatro da Paz, Museu do Comércio, Teatro Waldemar Henrique, Cinema Olympia e o Arco Triunfal de Landi instalado na Praça  em homenagem aos 300 anos do arquiteto, o qual utiliza um aplicativo de localização e uma biblioteca virtual relacionados à obra.
Segundo informações do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPA (CTIC), cada rádio suporta em média 70 usuários. São dois rádios instalados justamente para proporcionar mais conexões simultâneas, logo 140 usuários. Os rádios estão conectados ao backbone da Metrobel, graças a presença física e lógica da Rede Nacional de Pesquisa (RNP/CNPq) no prédio, com ligação por fibra óptica a 1,0 Gbps ao CTIC da UFPA, que possui saída para internet na velocidade de 6,0 Gbps.

UFPA 2.0
O projeto UFPA 2.0 é amplo e foi idealizado pela Pró-Reitor Flávio Nassar da Prointer que,diante da constatação da necessidade e do desejo proativo de contribuir para a modernização da UFPA, investiu mais efetivamente nas tecnologias de informação e comunicação existentes, a serviço da própria instituição e de seu entorno."

Parabéns ao G1 Pará pela excelente matéria e congratulações à UFPA pela iniciativa inovadora e mais que oportuna em tempos de smartphones e tablets.

Nenhum comentário: