segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Tizen: o fim do bada?

Semana passada, finalmente, consegui atualizar o Samsung Wave (de 2010) para o bada 2.01, ainda em versão beta.
Fora alguns problemas de conectividade (as contas não conseguem se autenticar nos respectivos serviços: Gmail, Yahoo!, etc.), o sistema é, e sempre foi, uma mistura de iOS com Android!
O Wave era um topo de linha quando lançado, com sua tela Super AMOLED (ainda não vi tela mais nítida, nem no Galaxy SII) e seu processador de 1 GHz (primeiro no Brasil com esse clock). Por isso merecia um tratamento melhor por parte da Samsung, com atualizações mais frequentes. Oficialmente só realizei uma atualização, pelo famigerado Kies ("for Windows").
Bem, já foi mais do que o Galaxy original (I7500) teve!!!
Outros Wave's de baixo custo vieram para o Brasil, uns 4 ou 5 no total.
O kit de desenvolvimento da plataforma bada é bem completo, sendo disponibilizado no site do projeto o SDK que vem acompanhado de uma versão modificada do Eclipse ("for Windows"), para desenvolver em C++ aplicações móveis. A versão 2.x viria até com versão para Linux!
Contudo, notícias póstumas do MeeGo (teoricamente junção entre Maemo e Moblin) dão conta de que a Intel (dona do Moblin), outrora parceira da Nokia (dona do Maemo), juntou-se à Samsung no novo projeto Tizen, que já tem no prometido I9500 o primeiro candidato a debutante do novo sistema.
O mais engraçado é que a Nokia, além de falar em usar um tal de Meltemi para celulares de entrada, acabou de comprar outro SO móvel, o Smarterphone 3.0.
Égua, Samsung: Android, bada, Windows Phone e Tizen?!
Porra, Nokia: Symbian, MeeGo, Windows Phone, Meltemi e Smarterphone?!!
Já ouviram falar de uma empresa chamada Apple, que tem UM SO móvel chamado iOS, que roda em UM smartphone chamado iPhone?!!!
Assim não dá para manter minha coleção de smartphones sempre atualizada!!!
OBS.: postagem dedicada ao amigo Cláudio Alfonso.

6 comentários:

ASF disse...

"Já ouviram falar de uma empresa chamada Apple, que tem UM SO móvel chamado iOS, que roda em UM smartphone chamado iPhone?!!!..." e eu complementaria dizendo: ... que sua versão mais atual e moderna é compatível com nada menos que 3 gerações de iPhone (3GS, 4 e 4S). E também com iPad, iPad 2, iPod de 3a e 4a gerações.

Claro, o mesmo iOS também equipa ainda iPhone (1a geração), iPhone 3G e Apple TV 2a geração (na primeira geração um aparelho completamente diferente e baseado no OS X 10.4).

Pra quem não sabe cabe registrar que o iOS é uma versão reduzida do OS X (o sistema que equipa os Macs).

Ézyo Lamarca disse...

Por mais que eu goste dessa variedade, preferiria que cada empresa tivesse uma, no máximo, duas plataformas móveis.
A estratégia da Apple faz muito mais sentido.
Até mesmo a posição da Microsoft é mais clara que da Samsung e da Nokia!
É confiar demais na própria marca e esquecer que qualidade e sucesso tem muito mais a ver com respeito ao consumidor do quê com volume de vendas!

ASF disse...

Minha visão sobre isso é simples: Apple e Microsoft sõ empresas de TI e estão acostumadas com o ciclo de vida de produtos de TI e a trabalhar com software. Samsung, LG, Sony e assemelhadas até bem pouco tempo vendiam televisor, barbeador, walkman e outros eletrônicos de consumo. Portanto possuem zero da cultura necessária para gerenciar um ecossistema complexo de TI e software. Vão aprender às duras penas (ou não). Minha postura é a seguinte: não compro computador de fabricante de televisor.

Ézyo Lamarca disse...

E eu não compro computador/smartphone de fabricantes de tinta!
Por isso comprei o Palm Pre 2 e não o HP Pre 3!
Mas tua análise é correta.
Meu primeiro monitor foi Samsung, Sync Master 3Ne, de 14 polegadas CRT.
Passaram-se anos até eu descobrir que ela fabricava outros eletrônicos.
Falando em Samsung, desmentiram que o bada vá se fundir com o Tizen.
As vezes tenho a impressão que esses CEO de TI são comandantes do mesmo tipo daquele italiano que encalhou o transatlântico.

ASF disse...

Espero que a Samsung não tenham desmentido só para depois reconfirmar.

Exatamente como fizeram à respeito suporte do ICS no Galaxy e Galaxy Tab.

Na verdade acho que esse desmentido é coisa do pessoal de RP e tão somente isso.

Cláudio Alfonso disse...

Fala camarada. Muito obrigado! Estava bastante curioso sobre esse teu artigo. Valeu!