sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Wi-Fi grátis nos voos da Gol

Seguindo o exemplo da TAM, a Gol começará a disponibilizar a partir primeiro de setembro Wi-Fi grátis nos seus voos (Gol no Ar). Internet não, que fique bem claro!
O bom é que Belém já começa a participar desde já!

"O Gol no Ar é, basicamente, um servidor de mídia instalado dentro da aeronave com um ponto de acesso sem fios. Depois de decolar, a equipe de bordo vai avisar que o serviço, gratuito, está disponível aos clientes. Basta ligar o Wi-Fi e sair navegando pelo conteúdo da Gol.

Em uma primeira fase, estão disponíveis materiais de parceiros como CBN (com boletins de áudio e colunistas), canais Globosat (GNT, Telecine, Canal Brasil, SporTV, Multishow), textos (da Editora Abril), canais de música e, por enquanto apenas no browser do notebook, alguns joguinhos (Tetris!).

“O servidor a bordo foi adaptado e provê a rede dentro do avião”, explica Ubiratan da Motta, diretor de inovação e novos negócios da Gol. O sistema foi todo desenvolvido pela companhia aérea nos últimos 14 meses. No lançamento, serão 35 aeronaves (ou 250 voos diários), com maior foco na ponte aérea Rio-São Paulo. Até o final do ano, serão 380 voos diários.

O conteúdo do portal multimídia da Gol está armazenado em um servidor central (a Gol usa Amazon Web Services). “Os provedores de conteúdo enviam os dados para a Amazon. Quando o avião pousa em um aeroporto, sincroniza dados por Wi-Fi com uma rede da Vex contratada para essa tarefa. O servidor checa novos conteúdos e atualiza o que der ou estiver disponível”, afirma Motta. São nove aeroportos já com infraestrutura para isso (SP-Congonhas, SP-Guarulhos, RJ-Santos Dumont, RJ-Galeão, BH-Confins, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Belém e Fortaleza)."

Fonte: ZTOP, via Tecnoblog.

Nenhum comentário: