sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Fim da Primeira Era Móvel: HP imita a IBM, enterra a Palm e se prepara para dar uma rasteira no Google?!

Fato 1: a HP deixará de vender dispositivos móveis com webOS, herança da Palm e toda sua linha de PCs.
Fato 2: fala-se que algumas grandes parceiras do Android, como Samsung e HTC, estão incertas sobre o futuro da plataforma depois da compra de Motorola pelo Google pois, afinal, ninguém quer uma competição software/hardware no melhor estilo Apple (iOS/iPhone).
Fato 3: começou o FUD (medo, incerteza e dúvida) sobre o futuro do Android, e vindo logo de quem?! Da Nokia, aquela que tem um CEO oriundo da Microsoft, expert nesse assunto! Mas ela que abra os olhos, senão corre o sério risco de terminar como a Palm.
Agora, vamos às elucubrações...
Talvez a HP esteja vendo o cavalo selado passando na sua frente e tenha decidido que seja a hora de tentar montá-lo!
Afinal, se grandes fabricantes de dispositivos móveis estão pensando seriamente se ainda vale a pena continuar a apostar forte no Android, nada melhor do que chutar um negócio que não está indo bem (a venda de dispositivos com webOS), jurar amor eterno e nunca competir com Samsung e HTC, por exemplo, e entrar de vez na festa do mercado móvel.
Parece fazer sentido, pois as alternativas são escassas: de um lado Windows Phone 7, mas a aliança Microsoft e Nokia o torna menos atraente no momento, principalmente porque não se sabe como isso vai evoluir. De outro lado, temos o MeeGo, uma excelente aposta, devido a robustez, funcionalidade e elegância do sistema, mas mais desinteressante do que o WP7 devido ao fato da Nokia ainda estar por trás dele, a revelia da parceria com a Intel. O badaOS da Samsung ainda não mostrou a que veio, apesar de possuir características boas tanto do Android quanto do próprio iOS.
Seja qual for a estratégia final da HP, está claro que ela deixa o mercado de consumo final (venda no varejo) e se concentra no mercado corporativo, de serviços. No fundo ela quer achar uma Lenovo que faça por ela o mesmo que foi feito pela IBM.
Não importa! Será, com quase certeza, uma empresa chinesa. Ou de Taiwan. Ou da Coréia do Sul, quem sabe?
Em todo caso, é o fim da Palm! Que descanse em paz! E obrigado por seus maravilhosos dispositivos!
É um fim da Primeira Era Móvel! A Era da Palm!
Interessante notar que tanto Android, webOS, MeeGo e badaOS são, no fundo, Linux!
Portanto, bem-vindos a Segunda Era Móvel: a Era do Linux Móvel!
Eu sabia que o Linux dominaria o mundo, mas até pouco tempo atrás não estava tão claro quanto agora que seria via smartphones e tablets!

Nenhum comentário: