quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O fim dos modems 3G

Com a crescente popularização dos smartphones e dos planos baratos de 3G para eles, até mesmo pré-pagos (Tim, Claro), gradativamente os modems 3G devem cair no ostracismo. E não vai adiantar nada incluir receptor de TV Digital, leitor de cartão micro SD, etc. Os smartphones fazem isso também!
E a possibilidade de usar o 3G, tanto em trânsito quanto num desktop ou num notebook (usando o smartphone como modem via USB ou ponto de acesso sem fio), é um diferencial insuperável!
Existe smartphones na faixa dos R$ 400, como o Nokia 5530, que cumpre bem as funções básicas e garante o compartilhamento do 3G.
Embora os modems 3G tenham sido uma alternativa extremamente importante ao acesso discado e ao ADSL, seu legado de mobilidade vai ser perpetuado por outros dispositivos. Inicialmente os smartphones, em seguida os tablets, e depois as possibilidades são promissoras!
Que o diga o novo Motorola Atrix!
Ninguém deve se livrar do seu modem 3G agora. Mas dou um conselho: ligue para sua operadora e negocie um bom desconto! E use sempre a palavrinha mágica: "cancelar"! 30% é um bom começo...

Nenhum comentário: