quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Nokia abala mercado de GPS

São Paulo, 21 de janeiro de 2010 – A Nokia, líder mundial em mobilidade, anuncia que, a partir de hoje, a navegação GPS em seus aparelhos* passa a ser gratuita – incluindo orientação ponto a ponto guiada por voz. Com a decisão, a Nokia pretende praticamente dobrar o tamanho do mercado atual de navegação móvel no mundo. A nova versão do Ovi Mapas inclui informações essenciais, como navegação veicular e para pedestres de 74 países em 46 idiomas, além de mapas detalhados de mais de 180 nações, e já pode ser baixado em www.nokia.com.br/mapas. O Ovi Mapas já está disponível globalmente para download imediato em 10 aparelhos da Nokia. A idéia é já incluir o serviço gratuito em todos os novos modelos Nokia embarcados com GPS.

Queremos que o uso do GPS em um telefone seja algo tão comum como enviar um SMS ou tirar uma foto. Acreditamos que a melhor maneira para isso é oferecer uma solução completa e gratuita de navegação”, explica Anssi Vanjoki, vice-presidente executivo da Nokia. “Pra que ter múltiplos aparelhos que funcionam apenas em um país ou região? Junte-os, de graça, e tornando a solução global, temos algo que é realmente útil em qualquer momento. A Nokia é a única empresa com um serviço de navegação móvel próprio para motoristas e pedestres para todo o mundo.

A disponibilidade em larga escala desse tipo de serviço em celulares, com mapas de alta qualidade e sem custos, mudará a indústria de navegação”, afirma Thilo Koslowski, vice-presidente de Tecnologias Automotivas do Gartner. “Ofertas assim vão acelerar a massificação das soluções de navegação e mudar o foco para serviços de localização que vão além dos tradicionais benefícios de rota.

Este é um movimento para mudar o jogo. Com a aquisição da NAVTEQ e nosso contexto de oferta de serviços, a Nokia pode agora colocar um completo sistema de navegação na palma da mão do usuário, em qualquer lugar do mundo sempre que precisar – e sem custo adicional por isso”, reforça Vanjoki, que relembra a época dos primeiros celulares que tiravam fotos. “Quando adicionamos câmeras sem nenhum custo extra aos nossos telefones, rapidamente nos tornamos o maior fabricante de câmeras no mundo. Queremos fazer o mesmo com a navegação".

A nova proposta de Ovi Mapas apresenta cinco características únicas:

1. Pacote completo, de graça
A nova versão do Ovi Mapas virá instalada nos novos aparelhos com os mapas do país onde o aparelho foi adquirido, orientação guiada por voz e outras funcionalidades de graça, para serem usadas durante a vida útil do aparelho. Não são necessárias licenças adicionais para outros países, regiões ou serviços como guias de cidades e pontos de interesse. Aparelhos que já estiverem no mercado e que são compatíveis com a nova versão precisam ser atualizados para usufruir o novo aplicativo.

2. Melhor cobertura global
O consumidor pode levar seu smartphone com ele para qualquer lugar do mundo e ter, como padrão, a navegação com orientação por voz para pedestres e motoristas, disponível em 74 países e 46 idiomas, além de mapas para mais de 180 nações. Trata-se da melhor solução de mapas com a mais ampla cobertura global.

3. Navegação sem tráfego de dados
A tecnologia híbrida da Nokia evita o consumo excessivo da bateria ou tráfego de dados. Os mapas podem ser pré-carregados no smartphone via PC ou Mac, assim é possível usar o Ovi Mapas no modo offline, economizando bateria – e com funcionamento normal da navegação. Uma solução especialmente útil para os consumidores preocupados com a conta telefônica no fim do mês, em viagens internacionais ou em locais onde não exista cobertura de rede de dados.

4. Tecnologia de mapas exclusiva
O Ovi Mapas foi desenvolvido com uma avançada tecnologia (mapas vetoriais híbridos), que possui alta resolução, mas consome menos dados e permite que o consumidor possa navegar mesmo sem sinal da operadora. Isso significa que os mapas baixados ou atualizados gastam aproximadamente metade da banda de outros provedores de mapas. A tecnologia híbrida garante que, diferentemente da concorrência, qualquer mapa baixado esteja disponível para uso no futuro.

5. Orientação por voz
A navegação ponto a ponto com orientação por voz vem de graça para motoristas e pedestres que têm um aparelho compatível. Para quem está no trânsito, isso inclui milhões de pontos de interesse diversos. Para quem está a pé, significa oferecer caminhos por onde os automóveis não transitam, como parques e passarelas, em mais de 80 cidades em todo o mundo, além de seis mil pontos turísticos em 3D em mais de 200 cidades.

Referência: RODRIGOSTOLEDO.com.

2 comentários:

J. Pinto Durão disse...

Lamarca,
É bom ter a orientação tecnológica, sou um néscio e resistente na blogosfera.
Obrigado por escrever sobre essas "coisas", ahahaha...
Quando for possível lá com a gente e divulga o nosso blog.
www.militanciaviva.blogspot.com
abraços,
Jota

Marcelio Leal disse...

Muito loco essa onda.