terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Belém: Capital do Mundo!

Começa hoje em Belém do Pará o Fórum Social Mundial 2009.
Assim como em 1835, ano em que a Cabanagem transformou a então Província do Grão Pará na capital revolucionária do mundo, o FSM2009 transforma Belém por 6 dias na Capital do Planeta Terra.
O principal objetivo do fórum, segundo um de seus idealizadores, Chico Whitaker, é discutir propostas para a construção de um novo mundo, mais justo e mais em harmonia com o planeta.
Daí o lema do FSM: "Um Outro Mundo é Possível".
No tocante a TIC, a questão do Software Livre será tratada em atividades específicas, como por exemplo no Laboratório de Conhecimentos Livre ou no debates sobre Padrões Abertos de Documentos promovido pela AUSLA na sexta e no sábado, junto a um install fest de GNU/Linux.
De qualquer forma, o SL marca presença nos 400 computadores doados para a infra-estrutura do FSM, pois todos estão com Ubuntu.
Teremos 2 atividades promovidas por entidades locais da área de TIC:

Dia 29/01/2009.
UFRA – Departamento de Solos – Sala S002.
Install Fest GNU/Linux.

Dia 31/01/2009.
UFPA – Básico – Bloco HB – Sala H 1.
Debate sobre padrão aberto de documentos.

Promoção: AUSLA, SUCESU-PA, SINDPD-PA.

Assim, num evento que congrega pessoas de vários e vários locais do mundo; onde o respeito às diferenças é a base da mudança, é plenamente possível acreditar que podemos ter também uma tecnologia da informação mais voltada para o ser humano e não apenas para o acúmulo descabido de riqueza.

Um Novo Mundo, Um Novo Software: "Um Outro Software é Possível".

Um viva à Cabanagem Digital!

Nenhum comentário: