quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Campanha TV Digital sem GINGA não!

Reproduzo abaixo texto encontrado no blog TV Digital - Uma Nova Era, dada a importancia do tema e do questionamento ora levantado na postagem:

"Amigos usuários, a partir de hoje começo a TV Digital sem NÃO, para tentar conscientizar a população brasileira de que esta TV Digital que estão vendendo para nós, não tem nada a ver com a TV Digital discutida e aprovada pelo Governo brasileiro. O que estão vendendo por aí, na verdade é uma televisão somente com som e imagem melhor (se for FullHD fica melhor ainda =] ) do que já estamos acostumados a assistir no nosso dia-a-dia. Sem nenhuma inovação a mais, como , internet, etc.

Gostaria de deixar bem claro que TV Digital sem a () é a mesma coisa que uma copa do mundo sem o Brasil, algo impensado, certo? Mas não é isso que estamos vendo por aí.

O que tem que ficar claro nisso tudo, é que o programa de já está pronto para ser colocado nos STBs ( Set-Top-Box) a muito tempo e foi desenvolvido por mais de 15 anos pela PUC-RJ e pela Universidade Federal da Paraíba. É um projeto totalmente Open Source ( Software Livre), ou seja, sem a necessidade de se comprar uma licença para utilizá-lo e pode ser encontrado no site http://www.ginga.org.br ou em http://www.ncl.org.br, para que qualquer pessoa faça o download e aprenda a utilizá-la. Os próprios fabricantes de STBs tiveram acesso livre ao código do programa, mas mesmo assim não fizeram a tempo os testes e estudos para disponibilizar os conversores de tv digital como ficou acordado no Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre, ou simplesmente SBTVD ( http://www.forumsbtvd.org.br ).

Agora eu pergunto, será que quando o programa de estiver realmente sendo colocado nos STBs, os fabricantes irão fazer uma para que as pessoas que já adquiriram o seu conversor possam de alguma forma instalar esses programas nos seus aparelhos ? E se isso demorar mais de 1 ano para ser solucionado, como ficará a garantia do aparelho para essa instalação ?

O problema nisso tudo é que as pessoas estão comprando conversores sem saber desses detalhes e só vão dar conta desse problema quando realmente for tentar usar alguma e não vai ter acesso, e muito provavelmente irão ter que comprar outro aparelho, pois compraram na verdade gato por lebre. Uma pena que a tv digital brasileira tenha começado com o pé esquerdo, o que só temos que lamentar. Com isso os fabricantes e lojistas estão deitando e rolando a nossas custas.

O que vocês acham disso tudo ?? Comentem a vontade !

Abraços e fiquem com Deus,

Leo Seixas."

Nenhum comentário: