sexta-feira, 25 de julho de 2008

Linux é resposta pra celular 3G barato?

Que tal um telefone 3G barato - menos de US$ 100 - e que rode Linux?
Escrito por Henrique Martin
A proposta foi feita pela NXP (subsidiária de semicondutores da Philips) com a Purple Labs, que cria soluções móveis baseadas em open source, e será apresentada oficialmente semana que vem, durante o Mobile World Congress 2008, em Barcelona.
O projeto de referência, a ser utilizado por outros fabricantes de celulares, é baseado no hardware da NXP (Nexperia Cellular System Solution 7210 para 3G) com um processador ARM926 e no sistema operacional Purple Labs Linux, com todos os recursos 3G disponíveis: videochamadas, streaming, navegação na web, entre outros.
As desenvolvedoras do protótipo pretendem fabricar alguns modelos para teste e validação, e a idéia é oferecer o produto para fabricantes interessados do Sudeste Asiático, Leste Europeu e América Latina, que, digamos, têm mais necessidade de inclusão digital via celular que os países ricos - e se for por 3G (caso, claro, os preçosVideochamada 3G em Linux fiquem mais competitivos), melhor ainda.
Interessante (e ácida) é a frase de Simon Wilkinson, executivo-chefe da Purple Labs: “Enquanto a maior parte da indústria de Linux se concentra em aparelhos high-end, o Purple Magic é o primeiro aparelho 3G para as massas disponível hoje“. Se for pensar pelo lado da Motorola e da Open Moko (sem contar a Nokia e seus internet tablets), ele tem razão. Talvez o mundo precise mesmo de um sistema operacional barato, aberto e eficiente para mover os celulares.
Fonte: Zumo.

Nenhum comentário: