quarta-feira, 28 de maio de 2008

O Espírito do Software Livre na blogosfera

Há algum tempo venho pensando em escrever sobre o fenômeno do EeePC da Asus (e seus muitos "imitadores").
Mas como tenho a intenção de fazer referências ao Projeto Computador para Todos (antigo PC Conectado) do Governo Federal, que permitiu um drástica redução de preços nos computadores e notebooks nos últimos 3 anos, não tenho encontrado tempo para fazer uma pesquisa mais apurada sobre o histórico dessa redução de preços.
Na última segunda-feira (26/05/2008) li um post no excelente blog Flanar, criado por um destacado médico paraense, sobre o EeePC.
No melhor espírito do SL, passei umas dicas de leitura de alguns tutoriais em português para instalar o Ubuntu no EeePC, ou mesmo traduzir para o português a interface do GNU/Linux Xandros, nativo do EeePC.
Hoje tive a grata surpresa de ver um post sobre essa minha atitude simples e despretenciosa: Como melhorar seu EeePC.
Agradeço ao Flanar pela oportunidade de figurar na "ribalta" de um dos mais bem conceituados blogs paraenses.
Prova de que a coorperação é realmente o melhor (único) caminho para a universalização do conhecimento.

2 comentários:

Flanar disse...

Caro Ezyo
Em nome dos leitores do Flanar, agradeço de coração sua honrosa menção ao blog. Para mim, apesar de conviver diariamente com 3 sistemas operacionais, é sempre revigorante e animador, fazer interfaces com a turma do open software.
E para nós que não exatamente possuímos conhecimento profundo da área de TI, sendo tão somente diletantes no assunto, é bom saber que estamos compreendendo razoavelmente os movimentos e as revoluções que acontecem quase que diariamente no setor de software.
E a crítica ao software proprietário, bandeira levantada pelo open software, é absolutamente salutar num mundo de monopólios.
Neste ponto de vista, encontramos uma interseção de interesses muito importante.
Mais uma vez, obrigado.
Abs

Ézyo Lamarca disse...

Prezado Flanar,
Ano que vem teremos o Fórum Social Mundial em Belém e o Software Livre é um elemento muito importante para as muitas discussões no fórum.
Além disso, ano passado tivemos no Hangar o V Fórum Paraense de Software Livre, onde ocorreram vários momentos de interação entre a comunidade de SL e o público em geral.
Houve até mesmo a palestra de um médico que desenvolveu um software para apoio nos cálculos da área de pediatria que rodavam em palms, e que o disponibilizou com uma licença livre.
O companheiro Antonio Fonseca, destacado membro da comunidade local de SL e blogueiro nacionalmente conhecido pelos ótimos post referentes a FOSS, há muito tinha me indicado o blog Flanar.
Acompanhei através do blog a tua descoberta do Ubuntu e posteriormente do MacOS, bem como a desilusão com o Windows Vista (R).
No final das contas, estamos juntos contruíndo uma blogosfera paroara de qualidade, para todos os gostos!
Abraços.